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Atitude saudável contra o Sedentarismo
Publicado em 13 de abril de 2017

Young black woman sitting on the floor at home stretching

O exercício físico é benéfico para todos, desde que seja correto e realizado de forma regular, de acordo com cada pessoa e a intensidade ideal.

 Conheça os principais tipos de atividades físicas e os seus benefícios

– Exercícios Aeróbicos ou Cardiovasculares

Melhoram a função do coração e do pulmão, ajudam a queimar calorias, baixam a pressão arterial, o colesterol e o nível de estresse. Exemplos: caminhada, ciclismo, natação, corrida, hidroginástica, subir escadas, dançar, limpar o jardim, varrer, etc.

– Exercícios Anaeróbicos

Desenvolvem condicionamento e força muscular. Exemplos: chutar uma bola, cortada no vôlei, corrida de 100m, musculação, levantamento de pesos, abdominais, flexões ao solo e exercícios de barra.

– Exercícios de potência mista

Beneficiam a saúde através de exercícios aeróbicos e anaeróbicos alternados. Exemplo: ao jogar futebol, vôlei ou basquete, há instantes em que você corre mais e outros em que se desloca de forma lenta.

– Exercícios de flexibilidade

Aumentam a mobilidade corporal, a flexibilidade das articulações e músculos, além de promover o relaxamento muscular e reduzir o estresse. Podem ser aeróbicos ou anaeróbicos, o que facilita e melhora o fluxo sanguíneo. Exemplos: alongamento e yoga.

– Dicas Importantes

  • Períodos mais curtos de exercícios produzem resultados melhores. Exemplo: caminhar todos os dias por 30 minutos, é melhor do que caminhar três vezes por semana durante 1 hora.
  • Procure gastar entre 1000e 2000 calorias por semana, realizando exercícios diariamente.
  • Subir três lances de escada, semanalmente, reduz em 50% as chances de ter câncer de pulmão.